quinta-feira, 18 de novembro de 2010

novas cores na pousada

Tudo verde floresta por fora e os quartos cada um com uma das paredes colorida. Gente, eu pinto pessoalmente, e sou feliz quando pinto, essa felicidade fica agarradinha na tinta pra brilhar pra vcs rsrsrs
nao tenho funcionarios, lavo as roupas faxino, cuido das reservas,da horta e faco todo o processo de colheita e beneficio a maioria das frutas , paes e bolos que sirvo no cafe.
perdao a meus leitores, um pouco abandonados, mas voltei, vou tentar usar o tempo que me resta pra escrever coisas uteis e postar mais fotos dos meus queridos hospedes e amigos.preciso agradecer a Luana pelo belo empurrao que ela me deu rsrs
me ajudando a pintar, beijinhos filhinha, te amo

pintando tudo

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

TERENCIO

hoje faz tres anos que Terencio foi pro ceu , aquela dimensao desconhecida, pois no ceu estamos todos,conscientes ou nao...situacao absoluta...
filho, esse recado e pra vc, embora tenha vc eternamente no coracao.
Estranhamente vc esta tao presente, nao posso negar a vida eterna mediante tanta consideracao, imposivel considerar o inexistente,entendi isso...
muita luz, meu filho, essa luz que irradia de seu ser eterno me ilumina, me aconselha,me envolve...vc e meu velho Chico , meus eternos conselheiros, meus mais parecidos e queridos seres, minha energia esta muito proxima da vossa, e tambem de minha maezinha pretinha, que me salvou desse mundo,me ensinando sobre a simplicidade... Amo vcs meus anjinhos e um dia nos encontraremos nesse ceu imenso,por nossa semelhanca energetica...
com todo amor do mundo sigo,procurando encontrar de novo a voz que tudo canta, que venha e volte a minha garganta, vinda do fundo abismal do infinito...
muito amor envio a vcs meus lindos, eternamente ,
Cacau

sábado, 11 de setembro de 2010

A solidao dos astros...

Fico pensando em minha familia, cada um num canto da terra, cada outro num canto do ceu, eu aqui, nessa praia, vendo o planeta de forma clara,sinto o tamanho da impossibilidade de mudar os rumos dessa falsa evolucao humana, e sem parceria, me dedico a viver simplesmente em comunhao com os astros,e dando e recebendo carinho de meus hospedes. Obrigada, queridas criancas, mensagens como09 essa me fazem sentir viva e util, que bom que vcs existem, vou transcrever essa ultima mensagem:
Greetings Cacau,

Ao longo do nosso caminho, sempre encontramos pessoas que passeam de mão dada com a liberdade, nas estradas do céu...

Uma medida de paz no movimento turbulento da terra deu-nos dias prazerosos na tua pousada. Obrigado.
Te mando algumas fotos que Cristiana tirou da pousada...

Cuida-te

Andria & Cris

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A Flip vem ai, sera que so vao mostrar meus trabalhos depois de morta?Fizeram isso com meu amigo Ze KLEBER, que era um admirador de Chico Miranda e vice versa...
Gostaria mas nao consegui nos anos passados, por falha minha ou por falha nossa, mostrar a MEMORIA DA RESISTENCIA , que conta a historia de Trindade em Cordel, estilo nordestino de literatura, que herdei de meu pai. o clip esta no blog, assistam
fiz tb uma homenagem a meu pai por causa disso:


CHICO MIRANDA ME NINAVA NUMA REDE
CANTANDO COCO, FREVO, MARACATU...
EU NAO DORMIA ESPERANDO A EMBOLADA
DA MOCA INSOSSA E DOS NOMES DE TATU...
OH TATU PEBA,TATU BOLA, VERDADEIRO
GUAXINI, RATO DE CANA, PUNDARE, FURANGARA...




Enfim , viva eternamente CHICO MIRANDA, com quem te conheceu e valorizou sua pureza original, firmeza de carater, sensibilidade e sabedoria...
obrigada meu pai, por essa riqueza e porque me abencoou com minha vida...
VIVA CHICO MIRANDA Fotos Tania Quaresma

sexta-feira, 30 de julho de 2010

Chapada dos Guimaraes

Brasilia




Ta tudo dominado?
Nem tudo...
Procurei aos quinze anos uma profissao, e entre tantas materias pelas quais me interessava, nenhuma satisfez minha busca por algo mais, ate encontrar a pura cultura de subsistencia, plantar colher, criar , trocar ,transformar, escolher a essencia foi meu destino,gracas ao livre arbitrio apresentado por meu pai, tive essa sorte de ser realista, olhando pra traz, foram poucos os anos que nao tive horta, Amen...



horta no teto, vc tb pode ter

domingo, 4 de julho de 2010

TRILHAS GUARANY


Capa desse livro de cronicas, historiado em portugues e guarany, que esta sendo escrito e pretende ser publicado com ajuda da SOS PARAISO , que comeca uma busca por editores. foto de Daniel Lobo Filho

sábado, 3 de julho de 2010

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Cacau Miranda / me chamo

Totalmente realista, taurina do 25 de abril, sou obrigada a escrever sobre a grande aventura da vida humana na terra, e e claro que a minha, não poderia deixar de ser critica e auto biografar sem falsos escrúpulos. Não vou planejar, vai fluir pela mente, do coração pelas mãos, num fenômeno pisicografico...

SOS PARAISO ONG/ Trindade,Paraty, RJ

ASSEMBLEIA GERAL SOS PARAISO
EDITAL DE CONVOCACAO
ASSEMBLEIA GERAL DA ONG SOS PARAISO
27 de junho de 2010 as 17 horas


A ONG SOS Paraíso vem através deste convocar seu conselho gestor para Assembléia Geral , em sua sede , visando atualizar objetivos e discutir mudanças administrativas , legalizar a saída dos membros desistentes, no caso, a Dra Hebe Teixeira Soares , que pediu exoneração do cargo de tesoureira,inclusive a transferência de responsabilidade do CNPJ e sua saída do conselho gestor por motivo de foro intimo, e a entrada de outras pessoas interessadas em executar trabalhos que iniciaremos em conjunto com as aldeias guarani no município, e especialistas ligados a educação através da arte e educação ambiental, bem como membros das aldeias guarani. Embora nunca tenhamos pedido nenhum tipo de patrocínio , trabalhamos com o coração, portanto , esse trabalho continua sem a visibilidade comum nesses tipos de projetos e nessa assembléia será exposto o cronograma de atividades da ONG e os produtos dessas atividades, que constituem o acervo dessa organização. Lembramos a todos da importância de uma ONG ambientalista local na participação da implantação desse nosso Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Aguardamos a sua presença , apoiando mais uma vez atividades educativas e culturais em Trindade e arredores, aproveitando a ocasião para convidar a todos para a sopa do ensaio todas as noites das 18 as 22 horas no Espaço Cultural Cacau e Cia , sede da ONG SOS Paraíso ,Praia de Trindade , Paraty, RJ. Brasil


Coordenação geral
Claudia M. Miranda.

26 de abril de 2010 no
cacaueciatrindade.blogspot.com
/ Postado por Cacau às 21:25

segunda-feira, 24 de maio de 2010

voces conhecem a banda peixe eletrico ?

Pois essa letra que vou transcrever e do Ricardo Porto Filgueiras o Trip dessa banda e maravilhooso compositor. pra saber mais sobre ele, fotos etc entre na pagina MUSICOS, OK, ai vai a versao guarani dessa letra, que esta no video tekoa itaxi,

assista o video e acompanhe a letra, essa e pra vc TRIP...

versao guarani : wera jecupe / cunha karai poty (cacau)

Opytapá Opytá
Para tudo para
Opytapá Opytá
Não matem as florestas
Jajuca paeme coaguy
Para tudo para
Opytapá Opytá
Cabeças vão rolar
Inhacá cangué ogerêtá
O sistema não pensa,não
Tetã nainhã cãwei
Te engole mas também te joga pela janela a baixo
Nemon koriré ventana arupí nemombó
Os seculos passam
Ewyrupá tujavé oat xa ma owê
Mas a liberdade está tão longe
Rá é tenhaema da jaico porã veí
O homem que mata também é a presa da cidade
Awa ojujucava tentã pyguá ojopy
Riqueza é miséria sem a natureza
Epiré waipá ewaiquepá caáguy un re
A violencia na cidade
Jagueroá waí tentã py
está tão perto de voce

Não abra a porta
Eipê a eme ne ronque
Tá todo mundo viajando no espaço virtual
Pãwe que já vevê , ewe turuparupí
E a convivencia está morta
Jaicó porã rã omanombá Ah ah
No meio da multidão a maior solidão
Pawê uimbyteé py raendowe aí


Meu amor
Cha e a
Se voce for me dar um beijo
ce juropyeté taramo
não me mande
emboacha emé aiu
por computador
emboacha arupí



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Levantamento da aldeia guarani Tekoa Itaxi / Paraty Mirim

voces podem vir comigo ao sitio fazer um turismo participativo

video


Foi o Aniversario da minha vida...
agradeco, Augusto, Poliana e a todos voces, meus queridos,
Salve o Palmeira Imperial com suas alfaias guerreiras...
com seu cortejo de homens, mulheres e criancas do bem...
Salve a energia pura do povo,
Salve a cultura popular

segunda-feira, 10 de maio de 2010

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ato Ecumenico? em Trindade

Domingo passado, o seguinte do Cortejo de Maracatu

Pensando que maracatu fosse macumba, a comunidade da Assembleia de Deus em Trindade , organizou um circuco de Oracoes que Percorreu o mesmo trajeto do cortejo e se concentrou nos mesmos pontos geograficos. Entrei no circulo, orei com eles, pedindo a Deus, luz para aquelas esquinas que presenciam tantos problemas reais de todas as especies, que nos moradores conhecemos tao bem , Pedi aos irmaos, portanto muito mais oracoes. Aleluia, Amem

segunda-feira, 26 de abril de 2010

ASSEMBLEIA GERAL SOS PARAISO

EDITAL DE CONVOCACAO

ASSEMBLEIA GERAL DA ONG SOS PARAISO
27 de maio de 2010 as 17 horas


A ONG SOS Paraíso vem através deste convocar seu conselho gestor para Assembléia Geral , em sua sede , visando atualizar objetivos e discutir mudanças administrativas , legalizar a saída dos membros desistentes, no caso, a Dra Hebe Teixeira Soares , que pediu exoneração do cargo de tesoureira,inclusive a transferência de responsabilidade do CNPJ e sua saída do conselho gestor por motivo de foro intimo, e a entrada de outras pessoas interessadas em executar trabalhos que iniciaremos em conjunto com as aldeias guarani no município, e especialistas ligados a educação através da arte e educação ambiental, bem como membros das aldeias guarani. Embora nunca tenhamos pedido nenhum tipo de patrocínio , trabalhamos com o coração, portanto , esse trabalho continua sem a visibilidade comum nesses tipos de projetos e nessa assembléia será exposto o cronograma de atividades da ONG e os produtos dessas atividades, que constituem o acervo dessa organização. Lembramos a todos da importância de uma ONG ambientalista local na participação da implantação desse nosso Parque Nacional da Serra da Bocaina.

Aguardamos a sua presença , apoiando mais uma vez atividades educativas e culturais em Trindade e arredores, aproveitando a ocasião para convidar a todos para a sopa do ensaio todas as noites das 18 as 22 horas no Espaço Cultural Cacau e Cia , sede da ONG SOS Paraíso ,Praia de Trindade , Paraty, RJ


Coordenação geral
Claudia M. Miranda.

Maracatu Palmeira Imperial em Triindade...

Deus Salve a Alegria...

Viva o Maracatu Palmeira Imperial , a energia pura dos coracoes Salve Salve...

agradeco a todos que trouxeram a alegria de volta a esta casa...

As portas agora estarao sempre abertas para as atividades culturais em Trindade...

Meus queridos

quero agradecer a todos por tanto carinho e especialmente ao Maracatu Palmeira Imperial de Paraty e Maracatu de Taubate que vieram compartilhar da ceia do meu renascimento, e me abencoaram com seus tambores e me fizeram rainha por uma noite com o privilegio de puxar primeiro cortejo de Maracatu em Trindade ...

A limpeza energetica foi feita , a beleza e a boa vibracao dos tambores, a diversidade etnica, incluindo Guaranis e Quilombolas, obigada queridos, e que coisa linda essas crincinhas tocando as Alfaias no cortejo...

homenagem a Deus , que conserve puros os coracoes e alegre os povos...

Viva o Maracatu

Viva eternamente meu pai nordestino...meus filhos alegres e todos que trilham o caminho do bem...

Amo vcs meus amigos

sábado, 3 de abril de 2010

Cacau & Cia Espaço Cultural e Guest House

O que acontece...

A sopa do ensaio vai esquentar nossas noites de outono inverno com Jeane, Maranhao e Cacau em volta do Fogao a Lenha...

quer participar?

se inscreva: cacauparaty@gmail.com




Reservas para a Semana Santa:

R$ 100,00 com cafe completo para duas pessoas.

em frente a praia de fora.

microfones abertos das 18:00 as 22:00 horas

terça-feira, 23 de março de 2010

veja no youtube Tekoa Itaxi

Auto retrato da comunidade guarani do Paraty Mirim. Na primeira parte musica de Moreno Overa com versao Guarani de Wera Jecupe e Cunha Karai Poty,kainan tem uma letra que valoriza a cultura Guarani,e as imagens sao de uma oficina aplicada pelos ultimos nessa comunidade, onde foram plantadas 200 mudas de patyeiro,palmeira usada tradicionalmente na construcao de ocas, telhados e paredes, iniciativa de Tekoa Piahu, educacao para a vida guarani. A segunda parte com musica de Ricardo Porto, da banda Peixe Eletrico e tambem uma versao guarani dos mesmos autores e totalmente feito em guarani e destinado a um auto diagnostico fisico da aldeia, fotos Wera Jecupe e cunha KaraiPoty

Os cem anos da minha solidao /Cacau Miranda

Da minha aldeia vejo ,
Quanto da terra se pode ver no universo.
Minha terra 'e grande como outra terra qualquer,
Porque sou do tamanho do que vejo
E nao do tamanho da minha altura...
Nas cidades a vida e mais pequena
Do que aqui na minha casa no cimo desse outeiro...
Nas cidades as grandes casas fecham a vista a chave
Empurram nosso olhar pra longe de todo o ceu
Nos tornam peqenos porque nos tiram o que nossos olhos nos podem dar,
Nos tornam pobres pois nossa maior riqueza 'e ver...


Os Cem Anos da Minha Solidao e um retrato de minha epoca, atraves das cronicas historiei,os contos sao meus encontros notaveis as experiencias que compartilhei, os poemas sao um retrato de alma, nas musicas a pureza do infantil,do eterno ser que ha em mim , e da essencia ancestral da voz que tudo canta...

Fui batizada na Aldeia guarani Araponga, pelos caciques Agostinho e Marciana, como cunha Karai Poty, senhora das flores, e respeito essa cultura que tem me estimulado a acreditar que precisam manter. tenho preferido o trabalho sem visibilidade e sem fins lucrativos.Permite uma liberdade criativa que entidades governamentais nao tem por causa do imenso contingente de cabides, ou seja aquelas pessoas que trabalham unicamente pelo salario mensal...

Comeco entao pelo agora, por essa tentativa que se chama Tekoa Piahu, e vou escrever o livro da vida, em portugues e guarani, inicio essa narrativa com a versao guarany de duas musicas compostas por grandes amigos, Moreno Overa e Ricardo, o Trip da banda Peixe Eletrico...
as musicas: Kainan e Optapa Opta


KAINÃ
Moreno Owera

Em C
Kainã, caeguy poi coa-ara

D
Werá ara py guatá orrexauca ranguá
Em F#m G
Enhãcareguá rawy itawera porã

Em
Werá ara re,
C
Imbyaê caraeguy puiawy, êjuroque
D
Baipu botá reta reiapyejú e poraí
Em F#m G
De poraí pãwe me me rarwete
C G
Kainã , ejúemombeú tupãnaiu
D
Jahara caguerupá inhandé pya py
Em
Nhan ne man duá que querenguere
F#m G
Tonhê wangá


Auto retrato da comunidade guarani do Paraty Mirim. Na primeira parte musica de Moreno Overa com versao Guarani de Wera Jecupe e Cunha Karai Poty,kainan tem uma letra que valoriza a cultura Guarani,e as imagens sao de uma oficina aplicada pelos ultimos nessa comunidade, onde foram plantadas 200 mudas de patyeiro,palmeira usada tradicionalmente na construcao de ocas, telhados e paredes, iniciativa de Tekoa Piahu, educacao para a vida guarani. A segunda parte com musica de Ricardo Porto, da banda Peixe Eletrico e tambem uma versao guarani dos mesmos autores, e totalmente feito em guarani e destinado a um auto diagnostico fisico da aldeia, fotos Wera Jecupe e cunha Karai Poty